Instalada a meio caminho entre Rio e São Paulo, no km 260 da histórica Rodovia dos Tropeiros, o novo espaço da Galeria Paulo Fernandes espraia um modo de pensar e vivenciar a arte que privilegia a relação direta entre a obra, o espaço e o público. Ao mesmo tempo que dá continuidade ao modelo implementado pelo marchand ainda nos anos 1980, de valorização de figuras de proa da produção nacional em articulação com uma reflexão crítica consolidada, o espaço assentado em meio a natureza exuberante da Serra da Bocaina traz uma dose de ousadia a um projeto que mescla em iguais proporções intenção comercial e vocação cultural e educativa.
Seu público-alvo é múltiplo, a exemplo de experiências bem-sucedidas de deslocamento do foco para longe dos grandes centros urbanos. A galeria abre suas portas para estudantes das escolas públicas da região, que usam a infraestrutura, a coleção permanente e as mostras temporárias como suporte para o aprendizado, não apenas de arte, mas de outros conteúdos da grade curricular, como física e matemática. Deseja atrair os turistas que transitam pela região, agregando valor cultural às excursões de lazer. E serve de espaço privilegiado para mostrar a colecionadores e público especializado obras de grandes dimensões – que dificilmente encontram espaço adequado nas superlotadas metrópoles. Entre os destaques da galeria de São José do Barreiro está também um conjunto importante de esculturas de José Resende, um dos mais potentes escultores contemporâneos brasileiros, que pertencem à coleção particular do galerista ou de seus clientes.
Instagram: @galeriapaulofernandes_sp
Inauguração: Maio/2019
Maiores informações: www.ijr.art.br
Esta é a mostra inaugural do Instituto José Resende, situado no município de São José do Barreiro, no Estado de São Paulo. O Instituto se destina a cumprir duas tarefas básicas: expor as esculturas do artista de maneira íntegra, atendendo à sua lógica poética intrínseca, e atuar como polo emissor da obra no mundo. Em se tratando de trabalho em aberto, em pleno andamento, seria contraditório apresentá-lo em formato definitivo. Assim como novas peças se sucedem, também as curadorias vão armar situações diversas, segundo a visão de seus autores. O conceito de instituto, porém, não comparece aqui à toa: ele firma o compromisso de sedimentar o processo escultórico de José Resende em nosso campo simbólico. A sua razão de ser prescinde de maiores justificativas – a premissa, simples, é que esse processo teria algo a revelar a todos nós.
SIGA-NOS
PÁGINAS
DISCLAIMER
Site privado criado e mantido por Marcelo Pimentel Guimarães (através da empresa MP Guimarães Consultoria EIRELI, CNPJ 17.156.600/0001-46). © 2020. Este site é meramente INFORMATIVO. Seu autor não se responsabiliza pelos serviços e produtos aqui expostos e oferecidos por terceiros, tendo sido tais informações prestadas pelos próprios fornecedores. Antes de contratar um serviço ou adquirir um produto, procure maiores informações e referências.
Todos os direitos reservados. @2021
Design e hospedagem: MP Guimarães
Assine nossa newsletter para conteúdos exclusivos e dicas sobre a região!