fbpx

São José do Barreiro, SP

Serra da Bocaina

RPPN Fazenda Catadupa

Estrada do Barão – Formoso – (12) 3117 2071 / 3117 2338 / 99610 9272

Visitas com reservas antecipadas para grupos, estudantes e pesquisas (mínimo de 10 pessoas). Aberta para visitação mediante agendamento com o guia de turismo Lucas (da Agência Turística Bocaina Experiente). Fazenda Histórica com certificação em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) desde 2015 e em um cuidadoso trabalho de restauração / educação ambiental / trilhas. Moinho de fubá, usina.

 

Fazenda Catadupa (1831)

“A Fazenda do Sr. Roque, chamada de Catadupa por causa duma dupla cachoeira que aí forma o rio Formoso, fica em parte encostada na fralda da serra da Bocaina, por onde se alastram os seus verdejantes cafezais, em parte estende-se por um vale risonho circundado de morros e cortado pelas sinuosidades do rio, onde avulta uma grande porção de fraguedos destacados sobre o terreno como se fossem arremessados aí pela mão de um gigante. É uma residência agradável, e muito deve prosperar…”
(Peregrinação pela Província de São Paulo (1860-1861) – Augusto Emílio Zaluar; Prefácio de Mário Guimarães Ferri, São Paulo, Ed. Itatiaia, coleção Reconquista do Brasil, vol. 23)”


A Fazenda Catadupa está situada em São José do Barreiro – SP, em meio a Serra de Formoso, cabeceira de serra da Bacia do Rio Sesmaria, e bem próxima ao Parque Nacional da Serra da Bocaina. A propriedade é uma fazenda centenária remanescente da época do império e teve seu auge de desenvolvimento e produção no período cafeeiro que enriqueceu os municípios da região do nosso Vale histórico e contribuiu diretamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural de nosso país. Uma era em que o Brasil econômico era o café e o café era o Vale do Paraíba. Foi cruzando estas primeiras trilhas de chão de terra que nosso país cresceu e se desenvolveu pelo Vale: Caminho para as Minas Gerais no ciclo do Ouro, desenvolvimento das primeiras práticas comerciais pelos tropeiros, que abasteciam as vilas e futuras capitais com víveres e mantimentos; e fazendo o papel de “mídia” para que a informação pudesse circular; abastecimento da corte Imperial quando esta fixou-se no Rio de Janeiro; foi o trajeto utilizado na época do Brasil colonial ao Brasil Republicano, caminho para a independência de nosso país, moldou a política do café com leite entre Minas e São Paulo, Estradas de Ferro, Iniciou a era Rodoviária de nosso país com a antiga estrada Rio-São Paulo, enfim, em meio a todo esse cenário histórico, a Fazenda Catadupa está sendo toda restaurada para que possa servir de palco para trabalhos com visitas guiadas, com objetivos turísticos, recreativos e educacionais, bem como, para estudos e pesquisas mais aprofundadas. Nosso objetivo é somar o potencial histórico da região e da Fazenda centenária com as práticas de educação ambiental possíveis de serem realizadas e implantadas em uma reserva constituída. A ideia de associar História e Patrimônio natural vem de encontro com o pensamento de que redescobrir a história é reviver fatos que alicerçaram o desenvolvimento que hoje temos alcançado. É reconstruir a trajetória e refazer o percurso que gerou mudanças no nosso modo de vida, de entendimento e valorização do nosso mundo e, em especial, de nosso ambiente natural.

Fonte: Lauro Maia Cavalcanti (proprietário)

Informação adicional

NEWSLETTER

LINKS

DISCLAIMER

Site privado criado e mantido por Marcelo Pimentel Guimarães (através da empresa MP Guimarães Consultoria EIRELI, CNPJ 17.156.600/0001-46). © 2020. Este site é meramente INFORMATIVO. Seu autor não se responsabiliza pelos serviços e produtos aqui expostos e oferecidos por terceiros, tendo sido tais informações prestadas pelos próprios fornecedores. Antes de contratar um serviço ou adquirir um produto, procure maiores informações e referências.

Todos os direitos reservados. @2020

Design e hospedagem: MP Guimarães

Quer ficar antenado nas novidades da Serra da Bocaina e São José do Barreiro?

Assine nossa newsletter para conteúdos exclusivos e dicas sobre a região!

BarreiroTurismo fundo branco