RN Pedra Redonda

Reserva Natural da Pedra Redonda

 

 

Localizada em São José do Barreiro – SP; cidade do Vale Histórico e porta de entrada do Parque Nacional da Bocaina; a Reserva Natural da Pedra Redonda é um projeto de preservação ambiental e ecoturismo desenvolvido numa área de mais de 150 hectares de Mata Atlântica, com picos que ultrapassam os 1800m de altitude, e que, por mais de uma década, sediou o Centro Budista Ganden Ling (Terra Pura, em tibetano).

Durante todo o período de funcionamento como Centro Budista, a área abrigou uma resoluta comunidade que, na prática do Dharma, erigiu um pequeno complexo de rústicas instalações destinadas a abrigar os monges residentes e os muitos grupos de retiro que frequentemente se dirigiam para o Ganden Ling em busca de iluminação espiritual e paz interior.

Ao longo de mais de dez anos de prática ininterrupta do Dharma, o Ganden Ling se consagrou, principalmente entre os praticantes da Comunidade Kadampa, como um local de transcendência e de forte conexão com o sagrado.

Nesse tempo, a Mata Atlântica da área e do seu entorno se regenerou com força e beleza, permitindo o retorno da exuberante fauna local e tornando comum o avistamento de animais silvestres. Registrou-se, inclusive, a ilustre e repetida visita de animais ameaçados como a suçuarana (onça parda), o lobo guará e a irara.

Profundamente tocados pelas bênçãos que a área abriga, os atuais proprietários cuidam para que a essência arquitetônica, filosófica e paisagística do local sejam mantidas, ao mesmo tempo em que militam pela implementação de mecanismos que garantam e ampliem a preservação da Reserva e do seu entorno.

Coroada com a megalítica presença da Pedra Redonda, a Reserva constitui uma área de relevante interesse geográfico e de formidável beleza paisagística, permeada por nascentes e entrecortada por diversos cursos d´água que descem cachoeirando cristalinos em direção ao vale, constituindo um dos principais mananciais de formação do Rio Sesmaria, importante afluente do Rio Paraíba do Sul.

Da Reserva, tem-se ainda uma vista privilegiada da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, com destaque para o Maciço de Itatiaia e o Pico das Agulhas Negras.

Nas manhãs em que o vale amanhece algodoado de nuvens, destacando as serras contra o céu azul, ou nos finais de tarde em que o pôr do sol avermelha o firmamento, dourando as montanhas, não seria exagero dizer que se está diante de um cenário edênico.

Reserva ambiental, santuário animal e botânico, local privilegiado para observação de fenômenos atmosféricos e astronômicos, não é na qualidade de proprietários, mas, sim, de atuais guardiões de tantas bênçãos que nos honra e nos alegra a visitação de pessoas interessadas em vivenciar a sublime experiência do lugar.

Cães e animais de estimação são muito bem vindos, desde que sociáveis e estejam devidamente vermifugados, imunizados contra pulgas e carrapatos e com a carteira de vacinação em dia.

A Reserva também oferece pernoite nas instalações do antigo centro budista, assim como está aberta ao agendamento de retiros e práticas esportivas não impactantes ao meio.

O acesso à sede somente pode ser feito por trekking, a cavalo, ou em veículos traçados (4X4). A visitação à Reserva é sempre guiada, razão pela qual deve ser sempre comunicada e agendada com antecedência.

Trabalhamos com a perspectiva de que para preservar é preciso conhecer. Desse modo, estamos prontos a dividir com o visitante uma experiência única de contato e imersão na natureza que certamente tornará especial e marcante a sua passagem pela Serra da Bocaina, por São José do Barreiro e, principalmente, pela Reserva Natural da Pedra Redonda.

Sejam muito bem vindos!