Pico do Tira Chapéu

O Pico do Tira Chapéu é o ponto culminante da Serra da Bocaina, com 2088 metros de altitude, e está entre os 10 pontos mais altos do Estado de São Paulo. Está localizado dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina (Parte Alta), em São José do Barreiro.

Para chegar ao inicio da trilha é necessário pegar a estrada em São José do Barreiro que vai em direção a portaria do Parque Nacional que fica localizado a 26 km do centro da cidade. Cerca de 1,5 km antes da portaria existe uma placa indicando a saida a direita para ir em direção ao Pico do Tira Chapéu.

Embora sua altitude elevada para os padrões nacionais, é uma montanha de (relativo) fácil acesso. A trilha se faz, ora por dentro da mata, ora por campos de altitude, e não oferece nenhuma dificuldade técnica. A dificuldade em chegar ao cume do Tira Chapéu se dá pela necessidade do trekker carregar na mochila (cargueira) todo equipamento de camping, água e comida, já que o acampamento é selvagem (nenhuma infraestrutra)!

O visual do cume é de 360°, de onde avista-se parte do Vale do Rio Paraíba de São Paulo, e toda faixa da Serra da Mantiqueira que se estende entre o Marins e Itaguaré, Serra Fina e Planalto de Itatiaia. Em dias de boa visibilidade, enxerga-se também parte das baias de Ilha Grande e Parati, no litoral sul fluminense. O nascer e o pôr-do-sol do alto do Tira Chapéu são, certamente, espetáculos inesquecíveis!