Casa de Pedra

 

Localizada nos Campos da Bocaina no Município de São José do Barreiro a 28 km de sua sede a Villa Sinhazinha , ou Casa de Pedra como atualmente é conhecida , foi construída pelo Dr. Lassance , médico residente do Rio de Janeiro , no início do século XX tendo seu apogeu em 1914.

Consta que o Dr. Francisco Chaves de Oliveira Botelho , Ministro da Fazenda e dono da Fazenda Pinheirinho , cedeu a seu médico , Dr. Lassance, um local para este construir uma residência de veraneio para sua família.

Uma vez pronta e decorada com os mais ricos requintes importados , a casa não ficou muito do agrado de sua esposa que não se interessou pela patrimônio.

O abandono e o vandalismo foram destruindo o belo prédio, até que em 1971 o Sr. Josias de Marins Freire , então Prefeito Municipal, sugeriu ao governo Paulista sob a aprovação do Secretário de Turismo Dr. Orlando Zancaner, a restauração do prédio com a finalidade de transformar o local num importante pólo turístico.

Infelizmente , isso não foi possível pois o Governo Federal avocou sua propriedade no imóvel não aceitando qualquer intervenção e não cuidando de sua restauração.

Atualmente , a Casa de Pedra está em ruínas , sendo hoje , apenas uma lembrança dos áureos tempos da Bocaina.